Barcamp São Paulo

Estou devendo um post sobre o BarCamp-SP, que aconteceu no fim de semana passado na Cásper Líbero e no espaço Gafanhoto.

Um conceito muito bacana, trazido para o Brasil pelo André Arvório e que caiu como uma luva para o cenário de discussão e evolução da Internet e das novas mídias no Brasil. Mais do que uma “desconferência”, foi uma oportunidade única para reunir as pessoas que efetivamente fazem a diferença em diversos campos de discussão, como jornalismo participativo, blogs, publicidade e marketing digital, ações de guerrilha, o projeto Um Laptop por Criança, long tail, entre outros.

Este escriba na discussão sobre blogs.Acabei conduzindo duas discussões no primeiro dia: uma sobre Second Life e outra sobre Pro-Bloggers. Duas oportunidades para conhecer o que está sendo feito e discutido em um mercado que começa a gerar uma renda considerável e a mudar a maneira como o mercado encara a internet.

E quando digo que “conduzi” as discussões, humildemente agradeço a chance de estar à frente de pessoas que levam a sério estas ferramentas e que investem tempo e dinheiro para evoluir e desenvolver este mercado.

A sala de pro-bloggers.Na discussão sobre blogs, por exemplo, falou-se tanto dos blogs que discutem os cases e novidades do mercado publicitário (como esta página) quanto os blogueiros que se tornaram referência para um grande público e começam a monetizar este tráfego. Como qualquer assunto que envolva dinheiro e ideais, diferentes pontos de vista foram apresentados e ardorosamente defendidos e atacados.

O mais importante da discussão, a meu ver, é a conscientização de que as novas mídias estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de grande parte do público formador de opinião brasileiro.

Quanto ao Second Life, cada vez mais as pessoas se conscientizam de que é uma ferramenta revolucionária que está em seus primeiros estágios, oferece uma gama gigantesca de opções e que deve ser estudado com muita atenção. Quem entender esta nova maneira de se relacionar com seus prospects pode colher frutos saborosos.

Para ver quase todos os posts sobre o BarCamp de São Paulo, clique aqui