Branding como se não houvesse amanhã

Duas notícias do AdAge desta segunda-feira mostram que a brincadeira pensada por Peter M. Lenkov e Robert Reneau lá em 1993 para o filme “Demolition Man” não estava tão fora de cogitação assim.

No filme Sylvester Stallone é um policial linha-dura (ah vá!) que é congelado no fim do séc. XX para acordar em um futro não tão distante, onde as marcas dominaram o mundo e tudo é patrocinado.

Pois os mais novos sinais de que este apocalipse está mais presente do que imaginamos vêm dos EUA, com uma bebida que garante energia para jogar Xbox por mais tempo, e do Japão, onde um parque temático cobra 30 dólares para que pequenos visitantes passem um dia trabalhando em mini-fábricas da Coca Cola, Johnson’s e Mitsubishi!!

Na Gringolândia a Pepsi lança em agosto uma versão especial do Mountain Dew com sabor de frutas cítricas e cereja, cor vermelha e inacreditáveis 54mg de cafeína em cada lata. A singela bebida recebeu o nome e a marca “Halo 3” e será vendida como o acompanhamento ideal para os jogadores que experimentarem o novo título para XBox 360, que também sai no mês do cachorro louco.

Um depoimento no site da bebida diz que um garoto jogou 3 dias seguidos, movido a Mountain Dew Halo 3. Nos fóruns de jogadores, já circula a foto da garrafa de 600ml, com as indicações “Game Fuel”.

No Japão, o parque temático Kidzania oferece a chance de experimentar as emoções de trabaçhar numa engarrafadora de Coca Cola, numa linha de montagem da Mitsubishi ou na fabricação de hambúrgueres da Mo’s Gourmet.

Clique para assistir à matéria - em inglêsTudo com direito a macacõezinhos, capacetes e toda a parafernália de uma fábrica de verdade. E o melhor: custa só US$ 30 por dia! É o sonho de qualquer marca: treinar pequenos operários e ainda vender a idéia como diversão. Branded Entertainment com um toque de lavagem cerebral. Nem Aldous Huxley pensaria melhor.

E o mais assustador: A fila por um ingresso já tem meses de espera e os patrocinadores fazem fila para se juntar ao mix de marcas no parque.