Mais Digital Age

A segunda palestra desta manhã foi uma vídeo-conferência de John Battelle, fundador da Wired e autor do livro A Busca, que conta a história do Google. Falando direto de Martha´s Vineyard, Battelle contou um pouco da história das buscas, contextualizando com a procura pelo melhor resultado tanto do cliente em potencial como das empresas.

Achei meio fraca, ainda mais com as limitações de um ppt apresentado remotamente e sem a possibilidade de interação com a platéia. Pelo carisma de Battelle, uma apresentação ao vivo teria sido tão boa quanto a de Lidnstorm.

Para terminar a manhã, o VP da Forrester Research, Josh Bernoff, falou sobre ROI em redes sociais. Grande interesse para este escriba e, apesar do estilão lento de Bernoff, um conteúdo relevante.

Usando cinco pilares básicos (Ouvir, Falar, Energizar, Suportar, Engajar), o VP da Forrester deu insights interessantes e contou cases muito úteis, onde empresas conseguiram retornos excepcionais com investimentos ínfimos, se comparados às campanhas tradicionais. Mas há que se tomar cuidado, para não jogar a marca em um terreno selvagem.

E este assunto é o gancho para a primeira palestra da tarde, com o diretor da Neo@Ogilvy Javier Mantilla, que está começando agora. Daqui a pouco eu volto.