Mais uma fonte seca

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estuda uma legislação para restringir a propaganda de cerveja entre 08h00 e 20h00.

O texto da proposta diz que, além da limitação dos horários de veiculação no rádio e TV, “a propaganda de bebidas com mais de 0,5 grau de teor alcoólico nos meios de comunicação em geral (jornais, revista, internet) terá de ser acompanhada por alertas”.

Na prática vai secar uma das últimas grandes fontes de renda das grandes agências. Hoje as restrições se aplicam às bebidas com mais de 13% de graduação, como uísques, cachaças e vódegas.

Obviamente esta briga vai ser de cachoro grande… Tanto os fabricantes quanto os publicitários e os veículos vão gritar, espernear, rasgar as vestes e arrancar os cabelos.

A real é que é uma puta hipocrisia a maneira como se anuncia cerveja no Bananão. Esta última campanha da África para a Brahma, a tal da Zeca-Feira, é simplesmente rídicula. Estimula o consumo do produto, não da marca, não agrega nada, não destaca caracterísitica nenhuma. É só um apelo do tipo: “Bebe mais, mano, que nós queremos vender mais!”

Até porquê, aquele “Aprecie com Moderação” é piada, né.

Se pelo menos tivessem usado uma sacada bacana, como a genial (e original) campanha da Y&R Argentina para a Quilmes (comentada no Blue Bus ontem), que você pode ver clicando aqui

Aliás, segundo o gerente de comunicação da AmBev, a Zeca-Feira não foi cópia da Quilmes. Dá pra ver, Loures… dá pra ver. Ficou beeem mais fraca.