The Micro-Blogging Wars

Assim como na música e na propaganda (pra ficar em algumas das mais conhecidas cenas), na Social Media de tempos em tempos surge uma onde de inovações que leva a uma disputa acirrada por usuários.

Depois da batalha das Redes Sociais – ainda um empate entre MySpace, Facebook, Hi5 e Orkut – a onda agora é tentar destronar o líder Twitter. E a chance surgiu com as recentes falhas e falta de escalabilidade do serviço, contruído todo em Ruby on Rails e que sofre o peso de sua própria explosão de popularidade.

Assim como o Second Life perdeu preciosos pontos enquanto estava na crista da onda e no hype da mídia, não investiu em servidores e reliability, o Twitter foi crescendo, ganhou momentum e de repente… CRASH! Porquê? Diversos comentários sugerem que os caras perderam a chance de se robustecer em tempo de aguentar a demanda gerada pelo sucesso do aplicativo.

Entram em cena os Little Guys, serviços de micro-blogging que ou emulam o Twitter ou tentr aplicar as lições aprendidas com os erros e experimentações normais em um serviço pioneiro. Pownce, Jaiku (já comprado pelo Google), o brasileiro Gozzub tentram tirar uma fatia do Pássaro Azul.

O mais recente desafiante ao título é o Plurk (na boa, de onde vêm esses nomes??). Utilizando uma interface diferenciada, baseada em uma timeline horizontal, agregador de conversações como os threads do Gmail e possibilidade de inserção de fotos e vídeos via links de YouTube e Flickr, entre outros, o Plurk atraiu instantaneamente uma legião de órfãos do serviço americano.
. Os caras inclusive reconhecem que correm o mesmo perigo do Twitter, mas se garantiram com um post no indefectível blog corporativo.

E bem no momento em que o Twitter passa por uma manutenção crítica de seus servidores e um necessário upgrade na capacidade de processamento, depois de ter recebido U$ 15 milhões de aporte de capital.

E, por fora, tem o FriendFeed, que promete agregar todos os microbloggers, mais applicativos de Social Media em um único outlet.

Os dados estão rolando. A batalha está apenas começando, mas promete ser encarniçada. Até que ponto os serviços (aparentemente) superiores do Plurk vão seduzir os twitteiros contumazes – este escriba incluído? e os azarões, terão chance?
alexa_twitter_plurk.png

Até que ponto a falta de uma API e a consequente ausência de aplicativos mobile vai ser ruim para o novato? Cabem mashu-ups unindo os dois, como disse o Fábio Seixas?

Cobrindo tudo com olhos de águia e instintos de uma matilha de hienas, o Scobleizer, Techcrunch e, claro, seu fiel Wordsmith.

Fiquem ligados para os próximos capítulos, neste mesmo bat-canal.

3 thoughts on “The Micro-Blogging Wars”

  1. Jeff,

    Sinceramente, não acho que interface superior conte pontos nesse aspecto exatamente. Pode ser pura preguiça mental, mas eu entrei nessa onda de MICROblogging porque gostei da idéia do “MICRO”. Simplicidade é importante.

    Acho o twitter a ferramenta ideal exatamente por se ater à simplicidade. As feats que eles lançam agregam valor ao serviço sem perder este foco.

    De qualquer forma, criei minha conta lá (em especial para garantir o login) e vou experimentar, só não acho que migração em massa possa resolver mais problemas do que (certamente) vai criar.

  2. Nomes esquisitinhos mesmo! Eu testava o twitter antes mesmo dele se tornar popular, ainda na fase de convites, poucos brazucas tinham consciência da sua existência e por essas e outras vou me manter fiel. Não vejo necessidade de muitos “adornos” para bloguezitos.

  3. Desculpa, mas por mais que eu tenha me aventurado pelo Plurk não consigo largar do Twitter, ele é queridinho saca?!

    Cadê post do EBP?! Quero só ver héin!

    Beijo

Comments are closed.