Ache a Sindy… via Google Earth

Muita gente deve se lembrar do jogo Onde está Carmen SanDiego, lançado nos anos 80 e que estimulava os “detetives” a encontrar a misteriosa personagem através de dicas e pistas que envolviam fatos sobre a geografia e história dos países por onde a ação passava.

Agora a Altoids lança um jogo nos moldes do clássico Carmen SanDiego, chamado “Where’s Sindy?“, que premia os vencedores com a chance de uma viagem com tudo pago para Las Vegas, além de kits especiais da personagem com os já famosos Altoids Cinnamon e mais um monte de outros produtos.

Se o conceito não é tão novo assim, o legal é que o jogo é todo baseado no Google Earth. E quando eu digo baseado, quero dizer construído dentro da plataforma. Isto é que é um mash-up, hein?

A missão é resgatar Sindy, a “musa” de Altoids, cuja influência é tamanha que seu desaparecimento levou as vendas dos tradicionais Altoids de canela ao fundo do poço, segundo o presidente da empresa lhe diz no mais puro inglês cokney. Seguindo as dicas no Google Earth, você deve encontrá-la e devolvê-la ao quartel-general da companhia.

sindy1.jpg Cada clique nos way-points do Google Earth dispara um acesso ao hot-site, com uma nova pista, mensagem ou arma para que você cumpra sua tarefa, sempre relacionando os features de Altoids e os conceitos da campanha. Por sua vez daca pista o devolve ao Google Earth, prosseguindo nas descobertas.

Bem desenhado, bem executado e “a lot of fun!”, além de ser uma excelente utilização de uma ferramenta muito comentada mas pouco aproveitada por anunciantes. Assim como no uso do Second Life e outros metaversos, às vezes a criatividade está não na sacadinha da frase, mas no conteúdo e em atrair o usuário com algo estimulante.