Social Media Day

Sempre inventam um dia especial para celebrar/comemorar/lembrar fatos especiais. A declaração de que certa data do calendário é o Dia de Alguma Coisa, normalmente, representa o reconhecimento de que esta coisa é relevante o suficiente para ser celebrada oficialmente – ou que o vereador/deputado/senador quer marcar pontos com seu eleitorado.

Social Media Day logo, by MashableNeste dia 30 de junho a coisa é diferente. Um dos maiores sites sobre tecnologia do mundo, o Mashable, decretou que o penúltimo dia de junho deve ser dedicado a todas as coisas Social. E, dentro do espírito colaborativo, deixou livre o que cada um organizaria nas suas respectivas cidades, só pedindo para que linkassem os eventos através da hastag #SMDay e de algumas ferramentas de organização, como o meetup e o Facebook.

O que está sendo bacana é que, o que poderia ser simplesmente uma jogada promocional do Mashable – que é, afinal de contas, um veículo de comunicação na internet que vive de anunciantes e depende de audiência – está sendo incorporado pela comunidade internacional de usuários de Redes Sociais. Isto cria awareness para a marca Mashable? Claro! aumenta sua audiência? Mais, bien sur!.

Mas a importância aqui é que os caras não estão tentando empurrar nada junto com o conceito do Social Media Day. Eles criaram um conteúdo relevante e propagaram a idéia. Te lembra algo que você tenha ouvido em uma reunião com seu “especialista em SM”?

Aliás, a relevância foi tão grande que mais de 600 eventos foram criados pelo mundo e integrados na plataforma criada pela Mashable. Muitos estão sendo transmitidos ao vivo. A cidade de Victoria, capital da província canadense da Colúmbia Britânica, até transformou o Social Media Day em data oficial da cidade!

Aqui uma mensagem de Pete Cashmore, fundador do Mashable, explicando brevemente – quase em 140 caracteres – o que significa para eles o Social Media Day.

Eu estarei no #SMDaySP, hoje à noite, ali na Via Funchal. Quero ouvir gente nova, conhecer quem está entrando agora nesta parada, que vai só pra farrear. Mais do que isso, quero me manter integrado, informado, relevante. E, no final do dia, é isto o que importa, não é mesmo?

Olha só onde acontecem os meetups do Social Media Day, neste mapa organizado por geo-localização:

Ache o evento mais próximo de você e Feliz Social Media Day!

6 thoughts on “Social Media Day”

  1. eba, estaremos lá!! Também curti a iniciativa… será que o Ashton Kutcher vai participar de algum? hahahaha (sorry)

  2. te encontro por lá, bicho!

    ps.: só podia ter sido decretado SMDay em um outro dia, né? Decretaram justo no dia do caminhoneiro… suhashusau #caminhoneirosocial

  3. Estou curioso!!

    Acho que vai ser uma experiência bem animada né!?

    Podia rolar um badge no FourSquare pro evento!

    Tenho reunião com cliente as 19h. Vou tentar antecipar! =X

    Abraço!

  4. Cara, isso é realmente excelente.
    Gosto muito da idéia apesar de não poder ir.

    Tem que mostrar esse texto pro ranzinza do Rene de Paula… ele criticou acidamente uma coisa que acho que não entendeu.

    Abraços!

  5. Olá Jeff,

    agradeço por esse seu seu post, que nos ajudou a divulgar o evento.

    Infelizmente não consegui conversar com todos que gostaria, mas deixo registrado o meu agradecimento à sua presença.

    Grande abraço!

Comments are closed.