Darwinismo Digital – Aulas de sobreviência no 2° dia da Digital Age

O segundo dia do Digital Age começou com a palestra do diretor executivo de uma das mais criativas agências digitais do novo mercado.

Joseph Crump, da Avenue A/Razorfish, continuou de onde o primeiro dia tinha acabado: Como evolui a presença das marcas digitais em uma era em que o branding está se transferindo das mídias tradicionais para os novos meios.

A resposta de Crump: Adapte-se ou morra.

Já sabemos que a web criou uma nova maneira de fazer negócios, que evoluiu para um ecossistema que está fora de controle. E as marcas que não evoluírem rápido vão ser devoradas pelos concorrentes maiôs adaptados. Daí o título da palestra: “Darwinismo Digital”. E, segundo Crump, o Brasil tem vantagens evolutivas nos negócios on-line, mas precisa se adaptar. “Tudo indica que o Brasil será uma das áreas de maior crescimento em todo mundo”, ele disse. “O futuro está aqui. Ele só está mal distribuído”.

Como vários outros gurus do mercado, ele também tem suas regras para as marcas. São elas:

* O cliente está no controle. Por exemplo, os já clássicos Mentos + Coca Cola e Will it Blend são exemplos de como o poder está nas mãos dos usuários, com a expansão da banda larga

* A lealdade às marcas está diminuindo. E para segurar o interesse, devemos superar os estímulos dos concorresntes.

* Todas as marcas são digitais. Para Crump, não há mais como ignorar o universo digital.

* Você tem 50 milissegundos para impressionar. E este é todo o tempo que você tem para fazer com que o consumidor decida se gosta ou não do seu site.É a metade do tempo de um piscar de olhos, diz Crump.

* Os plagiadores vão sofrer. E usou um exemplo interessante: “Imagine entrar em um shopping em que todas as lojas são iguais. É entediante”.

E aí? Como sobreviver em um cenário selvagem como esse? Para o diretor da RazorFish, as marcas com DNA digital devem ter sete características: novas, adaptativas, sociais, mutáveis, imersivas, relevantes e autênticas.

Daqui a pouco falamos sobre o painel de controle de crise e a pesquisa sobre o perfil do usuário brasileiro de Second Life.