Quem conhece o 2ndL? Digital Age, day 2

Como não podia deixar de ser em um evento que foca as novas encarnações da mídia, o Second Life foi citado a torto e a direito na Digital Age 2.0. Uns falando bem, outros mal, uns entendendo o que há para se fazer, outros ainda tateando no metaverso. A Qualibest preparou uma pesquisa para entender melhor quem conhece o Second Life – e quantos desses efetivamente gostaram, voltam e vêem relevância na ferramenta.

Apesar de ter achado – particularmente – que a apresentação foi fraca, alguns dados interessantes surgiram. Mais de 70% dos internautas brasileiros já ouviram falar, pelo menos, do Metaverso da Linden Labs. Mas entre ouvir falar e usar vai uma distância grande ainda.

O especialista Ernesto Nunes diz que há uma expectativa de igualar ou superar o fenômeno do Orkut, com os brasileiros superando americanos e alemães e assumindo o primeiro lugar entre os usuários.

44% dos participantes da pesquisa já ouviram falar do Second Life, mas nunca entraram na rede. Entre os que já tentaram se aventurar, 13% já entraram no site, mas não completaram o cadastro (achando muito complicado ou burocrático); 11% já entraram, mas não são usuários ativos e 4% são ativos (navegam pelo menos uma vez por semana). Mas 28% dos entrevistados nem sabem o que é Second Life.

E a mega cobertura que a mídia tem feito sobre a novidade tem funcionado. Grande parte dos novos usuários chegou até o SL por causa do buzz gerado por matérias em jornais, TVs e sites.

A pesquisa diz que a população brasileira no 2ndL deve chegar a dois milhões de habitantes até abril de 2008!