O Digg somos nós, nossa força e nossa voz.

O refrão que era cantado pelos estudantes e grevistas dos anos 70 e 80 se fez ouvir novamente, desta vez em versão americana e com uma força surpreendente até para quem trabalha com comunicação de massa.

Em fevereiro surgiu na rede um código de 32 dígitos, que desbloquearia o sistema de proteção contra cópias de DVDs Blue-Ray e HD. É um código complexo, que exige um certo grau de conhecimento técnico para efetuar o destravamento dos discos, mas os “adevogados” da indústria de entretenimento começaram a enviar as famigeradas cartas “cease-and-desist”. São documentos em que a parte que se sente prejudicada pela publicação de um certo conteúdo solicita que ele seja retirado do ar imediatamente.

Um dos principais recipientes das cartas foi o Digg, o serviço de notícias destacadas pelos usuários que é um dos sites mais acessados do mundo.

Depois de retirar do ar vários posts que continham o código, o serviço viu estes mesmos códigos serem repostados em massa pelos usuários – e votados para que alcançassem a primeira página – em mais uma reação clássica de apoio ao mais fraco, daquelas que a Internet tanto gosta.

Por causa da reação, o Digg anunciou que não vai mais retirar os posts e enfrentará a possível reação legal dos ditos adevogados. “Preferimos cair lutando do que perder a confiança de nossos usuários”, declarou o fundador do Digg, Kevin Rose, ao NYTimes

Todos os veículos que cobrem o caso consideram esta mais uma vitória do coletivo sobre a intransigência e tentativa de controle do que é postado ou não na rede.

A criatividade na tentativa de vencer a censura chegou a ponto de um compositor de NY ter musicado os números e postado no You Tube.

Independente do fato de que o código é proprietário dos produtores dos DVDs, fica cada vez mais claro que a revolução não será mesmo televisionada, mas sim acompanhada em tempo real via internet, celular, PDA e que tais.

E não há nada que os grandes dinossauros possam fazer, a não ser se adaptar. Ou serem extinguidos.

Uma prova maior disso é que a primeira notícia na home do Digg, quando se procura “DVD blue-ray code” é exatamente um relato da vitória sobre os censores