Retrato via celular

Estreou hoje, no Multishow, a série “Retrato Celular“. 32 pessoas receberam celulares com câmera para registrar os momentos íntimos de suas vidas. Uma premissa interessante, que vem sendo explorada em diversas partes do mundo e mostram uma tendência do canal em mostrar a geração conectada (Vide o Urbano, feito colaborativamente por 4 blogueiros e o 11 Câmeras, feito na gringa com quase a mesma premissa do Retrato Celular).

A concepção é da Cosnpiração Filmes e do canal. A direção geral é de Andrucha Waddington. No total, foram captadas 120 horas de material bruto de celular, 23 horas de entrevistas (câmera HDV) e 13 horas de making of.

Assistindo ao primeiro episódio, deu pra ver várias tribos diferentes, com personagens típicos facilmente reconhecíveis. Uma pauta básica surgiu – falaram de independência, de estilos de vida, metas de vida, algumas entrevistas complementares fora das câmeras celulares.

Como retrato de diversas facetas da juventude conectada, acredito que é tão útil como as pesquisas da MTV e da Abril. Como ferramenta de comunicação, entra muito bem em um escopo diferenciado que o Multishow está estabelecendo para si. E mostra a tendência – irreversível, na opinião deste escriba – de se abrir cada vez mais a intimidade em prol da participação em uma sociedade cada dia mais conectada.

Confira o próximo episódio, terça-feira às 21h45. E se não viu o primeiro, vale checar os horários alternativos na programação do Multishow. São várias reprises em diversos horários.

One thought on “Retrato via celular”

  1. Os Beastie Boys fizeram algo bem legal quando lançaram um DVD com imagens feitas por fãs num show, eram cerca de 50. Colaborativo on e off line.
    abrs

Comments are closed.