O fim da Social Media?

Meu grande amigo Eric Messa, professor da FAAP e um dos grandes teóricos em comunicação digital no país, postou uma provocação muito interessante em seu blog, aproveitando o gancho do Social Media Brasil – encontro que acontece no próximo fim de semana em São Paulo, promoção da Media Education (do @Formagio).

Será necessário um departamento/equipe/especialista em Social Media nas agências? ou este pensamento já está devidamente integrado ao DNA criativo e planejador do nosso mercado? Obviamente sou suspeito para responder – mas tendo feito exatamente isto pelos últimos quatro anos, minha opinião é de que sim, somos necessários ainda… e o seremos por muito tempo ainda.

Andando um pouco para trás na linha do tempo, vemos que o Planejamento como o conhecemos surgiu na Inglaterra, no final da década de 60, e também era considerado uma novidade a ser absorvida pelos colegas de Jon Steel e cia. O próprio departamento de Mídia se tornou independente por volta da mesma época – se o que conta o seriado “Mad Men” está correto 😉

De qualquer maneira, daqui de Londres – e prestes a iniciar um trabalho específico de integração de Social Media em um dos maiores grupos de comunicação do planeta – só posso dizer que temos um loooongo caminho pela frente. Não estamos aqui para roubar atenção, verba ou talentos de ninguém. Repito sempre que somos parte do processo e estamos no time para ajudar.

Leia o post do e-code, do ótimo Eric Messa,